quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Análises Grafológicas para Orientação Vocacional/Profissional



Está chegando 2016! Comece o ano com novas decisões.

Dúvidas relacionadas à escolha profissional?

Vontade de se lançar em uma nova carreira?

 

Brasil e exterior.


Por meio  da escrita, pode-se investigar  e consequentemente determinar as características  pessoais tais como: habilidades, capacidades, aptidões, valores, atitudes, tipo de inteligência, relação com o meio, autoestima, concentração, interesses estado emocional  e anímico do momento  de quem escreve.                                                                                                                             
  • O que é vocação?
É a tendência para uma profissão, atividade, um interesse, uma inclinação natural, que se manifesta desde criança para algo que a pessoa pode desempenhar.
A vocação é descoberta ao longo da vida e vai sendo construída, fundamentada na descoberta de quem sou, como sou e aonde quero chegar. As pessoas possuem mais de uma vocação, gerando a possibilidade de desenvolver a que mais se adapta à sua situação e ao local onde vive.
Pode-se dizer então que a vocação está relacionada com as habilidades específicas, as capacidades, as possibilidades econômicas, sociais e com as oportunidades e circunstâncias de sua vida.
  • Fatores de influência na escolha profissional

Existe a chance de a pessoa decidir errado a partir de expectativas e influências de outras pessoas, principalmente quando alguns pais não levam em consideração a opção do filho.
Os fatores que determinam a construção da vocação surgem desde os dotes que nascem com o indivíduo e nunca foram estimulados, até as destrezas manifestadas diante da criação de estímulos, dos conhecimentos adquiridos, das experiências, valores e crenças, gerando a possibilidade de um equilíbrio no momento de optar por uma profissão, elegendo a que melhor se adapta às suas condições.
A escolha da carreira é uma das decisões mais importantes e difíceis para o jovem que se vê rodeado de influências, recebendo uma grande variedade de informações através de diversos meios, tais como: família, escola, livros, grupo social, professores, internet, situação social e financeira, fantasias, informações (ou não) sobre planos de estudos e carreiras.
Com a escola, o jovem passa a adquirir informações, dominar novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui, ampliando os horizontes intelectual e social.


  • Descoberta vocacional 
As possibilidades de êxito no estudo e no futuro exercício da profissão são grandes quando o indivíduo realiza algo para o qual tem vocação. Optar por uma graduação, é visualizar o futuro de forma a desenvolver seu potencial, sendo essencial escolher o que realmente gosta e melhor se adapta para que tenha um bom desempenho e rendimento na carreira, sentindo-se realizado, feliz e remunerado de acordo com suas expectativas, podendo assim unir os prazeres material e ideal.
A graduação escolhida está estreitamente vinculada à realização pessoal, quando terá que decidir, assumir e comprometer-se, por isso deve-se levar em conta o que a escolha selecionada possibilita, uma vez que será a responsável pela própria subsistência. 
A descoberta vocacional não está apenas voltada para os jovens que concluem o ensino médio ou para um período da vida. Hoje em dia é importante que seja desenvolvida de forma sucessiva e constante, para apresentar-se aos adolescentes, aos jovens e aos adultos. É sucessiva e constante, porque ao obter o título de bacharel ou licenciado, a pessoa começa o planejamento para as especializações, mestrados, doutorados e outras graduações em combinação com a sua formação. 
Descobrir a vocação é importante também para os desistentes de cursos superiores, pessoas insatisfeitas e frustradas com a sua carreira, mudanças de valores, surgimento de novos campos de trabalho, resgate de projetos, aposentadoria, melhor qualidade de vida e a busca do que realmente possa trazer-lhe felicidade e prazer em exercer. Atualmente, com a expectativa de vida ampliada, muitos começam a escolher um novo projeto de vida aos 40, 50, 60 anos ou mais, para continuar a viver com alegria e entusiasmo.

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Elisabeth Romar: Grafóloga, Pesquisadora, Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos, Membro de Honra e Representante Oficial no Brasil da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica, Membro da Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Grafologia (Sobrag) e do Círculo de Estudos Grafológicos, Perito Grafotécnico, Presidente do Colégio Brasileiro de Professores de Grafologia (2012-2014). Economista com MBA pela PUC – IAG - RJ em Finanças Corporativas e Marketing. Palestrante em Empresas, Universidades e Congressos Nacionais e Internacionais. Autora do livro "Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”, ministra cursos e realiza perfis na área de Recursos Humanos, Criminal e de Riscos, Orientação e Reorientação Vocacional e Profissional.

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