domingo, 14 de agosto de 2016



A Psicologia da Escrita® é uma técnica projetiva  gráfica eficaz que a partir da escrita consegue projetar integralmente o ser humano em sua natureza física e psicológica, consciente e inconsciente, passado e presente. É uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada em diversos contextos: seleção de pessoal, autoconhecimento, orientação vocacional/profissional, gestão de pessoas, administração de conflitos e como técnica de perfis na área criminal.

Na Psicologia da Escrita® a interação da dinâmica gráfica da escrita, o contraste entre o escrito e o não escrito no espaço, registra a comunicação não-verbal (CNV) do seu autor, sendo a síntese de expressão do Eu, da organização sensomotora, da imagem de si , das habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a modalidade operativa e uma série de subfunções relacionadas com estas áreas.


Psicologia da Escrita® é um método criado por Marco Marchesan (nascido em Grado - Itália  no dia 14 de dezembro de 1899, falecendo no dia 7 de agosto de 1991 em Milão). Foi Membro da Ordem dos Psicólogos da Lombardia,  se aproximando da grafologia em 1936 com a leitura da obra do Padre Girolamo Moretti.

Marchesan intensifica os estudos da disciplina entre 1938 e 1940, prosseguindo por um caminho próprio, original e inovador, superando limites e ambigüidades inerentes em outros sistemas grafológicos e formula precisas leis de interpretação da escrita. Seu sistema de Psicologia da Escrita ® individualiza 226 signos oficias (+ 520 derivados desses) e 3500 tendências que se expressam através de tais signos. Além disso, a Psicologia da Escrita®  se baseia no sistema das 4 leis  fundamentais mais outras 37 leis que interpretam a dinâmica gráfica de acordo com o sistema psíquico, descrevendo o dinamismo da psique,  as funções e subfunções do Eu, a estrutura da personalidade e seu comportamento frente a diversas situações, em seu mundo interior e nas relações com o mundo externo.

Rolando Marchesan, seguidor dos estudos do pai, diz que “as leis da escrita são a ponte de ligação entre o sistema gráfico e psíquico. Indica ademais,  de que forma,  por meio do movimento automatizado do escrevente, se manifestam as tendências da psique. Explica finalmente o significado da alteração na forma do modelo caligráfico que está sob impulso coercitivo das tendências conscientes e inconscientes operantes na psique, dando a chave do simbolismo gráfico, revelando na escrita um instrumento de conhecimento de todos os aspectos da personalidade”.

Marco Marchesan realizou pesquisas e estudos de validação estatística no Instituto fundado por ele, com o auxilio dos padres jesuítas de Barcelona e em colaboração com o centro de estudos universitários jesuítas Aloisianum de Gallarate. Ministrou cursos de Psicologia da Escrita® em várias universidades italianas, espanholas, brasileiras, colombianas e russas. Desde 1970 a disciplina é ensinada na faculdade de medicina da Universidade Complutense de Madrid.

Apenas estão habilitados a ensinar PSICOLOGIA DA ESCRITA® e ministrar cursos com o sistema desenvolvido por Marco Marchesan, as pessoas formadas pela AIPS  -Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura  Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura – Itália (Antonello Pizzi), Espanha (Rafael Cruz Casado) e Suíça  (Sergio Bello) e com os formadores desta ou com os títulos idôneos conseguidos na Itália I.I.P de Milão.





DIFERENÇA ENTRE GRAFOLOGIA E PSICOLOGIA DA ESCRITA®



Na grafologia o perfil é traçado segundo os gêneros gráficos. Na PSICOLOGIA DA ESCRITA o perfil é traçado segundo os signos gráficos  que são estruturados de acordo com o sistema psíquico. A escrita é analisada através das funções do Eu, isto é, organização sensomotora, sentido do Eu, habilidades cognitivas, emocionais, afetivas, relacionais, modalidades operativas, e  cada uma delas tem suas subfunções.




Antonello Pizzi (Itália),  Rafael Cruz Casado (Espanha), Sergio Bello (Suíça)

Bibliografia: Psicología de la Escritura – Antonello Pizzi – Madrid – Aips 2015.











IMAGEM:Carta escrita por Esther Hart antes do naufrágio do Titanic, em abril de 1912
(Foto: AP PHOTO/Henry Aldridge And Son Autioneers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário